Mice Online – Especialistas em Eventos

EnglishPortugueseSpanish

BLOG

Turismo fundamental para a economia do Brasil

Você sabia que o setor de turismo é fundamental para o desenvolvimento do nosso país? Segundo o presidente da Embratur – Instituto Brasileiro de Turismo, Vinícius Lummertz, o turismo pode ter um papel fundamental na retomada do crescimento econômico do Brasil. Este setor é um método de transformar a economia e a sociedade, promovendo inclusão social, gerando oportunidades de emprego e renda. Veja a seguir!

 

Importância do turismo para o Brasil

 

A grande extensão territorial do Brasil proporciona possibilidades para a execução de várias atividades econômicas.  Em relação ao setor de turismo representa uma parte crescente da economia global e chega a representar 9% do Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, o setor concede a oportunidade de emprego de 1 a cada 11 pessoas em âmbito internacional. Dos mais de 1,2 bilhão de turistas que viajam pelo mundo, apenas meio por cento (6,5 milhões) chegam ao Brasil.

Esse setor deve ser defendido como atividade econômica, pois consegue gerar emprego e produzir maiores riquezas para o Brasil.

Em um estudo realizado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), o impacto do turismo gerou uma participação de US$ 8,8 trilhões ao PIB mundial (10,4%), uma alta de 3,9%, superior à expansão da economia global (3,2%).

O crescimento do mercado de viagens ficou à frente de ramos como o de cuidados com a saúde (3,1%) e tecnologias da informação (1,7%), perdendo apenas para o de manufaturas (4%).

 

Curiosidades da indústria do turismo brasileiro

 

> Atualmente a indústria do turismo no Brasil representa 8,1% do PIB com uma contribuição de US$ 125 bilhões para a economia. Na comparação com o ano passado, o PIB do turismo cresceu 3,1%, o que representa mais do que o dobro da economia nacional no período.

 

> Um dos fatores para o crescimento foi o programa de flexibilização dos vistos adotado pelo Ministério do Turismo em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

 

> O volume de turistas de países como Estados Unidos, Canadá, Austrália e Japão teve um aumento significativo desde que a medida entrou em vigor no final de 2017.

 

> A entrada de turistas estrangeiros no Brasil aumentou 8% no primeiro semestre de 2018 em comparação com igual período de 2017, segundo números do Ministério do Turismo.

 

> Em relação ao volume de postos de trabalho, esse segmento é responsável por 6,9 milhões de pessoas, o equivalente a 7,5% do número global de vagas no país.

 

Para continuar por dentro do assunto, assine nosso newsletter e receba sempre as notícias em primeira mão.

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Open chat
Olá! Em que posso ajudar?