Mice Online – Especialistas em Eventos

EnglishPortugueseSpanish

BLOG

Turismo de negócios está crescendo cada vez mais

Atualmente o setor de turismo crescentemente gera negócios. As estratégias nesse setor estão cada vez mais utilizada pelo mercado, quanto nas rotas nacionais e internacionais. De acordo com o Ministério do Turismo, o mercado de eventos, congressos e convenções chegou a movimentar R$ 200 bilhões na economia antes da recessão.

Apenas as viagens corporativas são responsáveis por um total de R$ 87 bilhões anuais. Já um levantamento realizado pela Abeoc – Academia Brasileira de Eventos e Turismo, revela que a expectativa de crescimento é de 15% até dezembro. No ano passado, o setor cresceu mais de 8%, mesmo com a crise, e movimentou mais de R$ 20 bilhões apenas com passagens aéreas, diárias de hotéis, locação de veículos e serviços. Isso mostra que o turismo movimenta uma boa parte da economia nos países.

No Brasil, por exemplo, 65% das viagens aéreas são motivadas pelo turismo de negócios. O principal destino ainda é São Paulo. A capital paulista, segundo dados da Ubrafe – União Brasileira de Promotores de Feiras e da Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas, movimenta apenas com feiras de negócios R$ 16,3 bilhões ao ano.
Segundo uma pesquisa divulgada pela revista Exame, as cidade mais promissoras concentram-se no Sudeste e no Sul do país, por consequência os lugares mais procurados para se realizar negócios são nos estados do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

 

Paraná se destaca na economia turística

 

Na região Sul, o Paraná também tem se destacado. Que o digam as entidades responsáveis pela captação de eventos, no caso os Conventions & Visitors Bureaux, associações com representantes de hotelaria, gastronomia, transportadores, e presentes em cidades como Londrina, Maringá, Curitiba & Litoral, Cascavel, Foz e Ponta Grossa.
O estado conta com uma boa infraestrutura para realização de eventos embora careça ainda de um grande centro de eventos, com muitos locais que possuem uma boa gastronomia, mobilidade urbana e infraestrutura completa.

Já em Curitiba, a capital paranaense, o turismo de negócios também tem sido um dos carros-chefes para a economia da cidade. A cidade conta com dois grandes centros de convenções, o Expo Unimed Curitiba e o Expotrade Convention Center.

De acordo com Tatiane Fagundes, diretora do Curitiba CVB, os eventos dos anos anteriores atraíram mais de 333 mil profissionais, gerando gastos na ordem de quase R$ 150 milhões na economia. Um dado do Ministério do Turismo revela que a capital paranaense é a terceira cidade brasileira com maior procura de estrangeiros para negócios perdendo apenas para São Paulo e Rio.

O turismo de negócios atrai 32% do volume total de estrangeiros. O maior evento do turismo profissional do setor em Curitiba é o Salão Paranaense de Turismo organizado pela Abav-PR. A 25ª edição do evento será entre os dias 02 a 04 de maio na Unimed Expo.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Open chat
Olá! Em que posso ajudar?