Mice Online – Especialistas em Eventos

EnglishPortugueseSpanish

BLOG

Setor de eventos debate cenário pós-coronavírus 

O tema foi debatido em uma videoconferência promovida pela Apresenta Rio, executivos da IMM, GL Events e Dream Factory avaliam perspectivas para o mercado nos próximos anos. 

 

Novos formatos para eventos

 

Entre redução de aglomerações, novos formatos para eventos, regras mais rígidas de higienização. Como será o cenário futuro do mercado de eventos quando a pandemia do coronavírus perder força? Para levantar algumas destas questões, o movimento Apresenta Rio reuniu em um debate alguns representantes dos principais players do setor. Alan Adler, presidente e CEO da IMM; Milena Palumbo, diretora regional da GL events, e Duda Magalhães, presidente da Dream Factory, apontaram os caminhos que já estão sendo trabalhados em suas empresas. Eles também jogaram luz em questões com as quais o mercado já está lidando e outras que possivelmente surgirão mais à frente, quando a retomada de eventos, ao menos em parte, virar uma realidade.

 

Eventos

 

“Os segmentos do esporte e entretenimento pararam em sua grande maioria. Tenho ouvido que a crise irá mudar padrões de vida, impulsiona a penetração digital, aumentará o investimento em biotecnologia e estimulará um retrocesso na globalização. Eu acredito em tudo isso. Em seis semanas, temos 67 países afetados”, comentou Adler, que também é presidente e conselheiro do Apresenta Rio. Ele revelou que a IMM está trabalhando com três possíveis cenários. No primeiro deles, os eventos seriam retomados a partir de outubro e a empresa promoveria edições do Taste, em São Paulo e Brasília, além do UFC e São Paulo Fashion Week. O musical Chicago e as apresentações do Cirque du Soleil também estariam previstas para este ano ainda, em um horizonte positivo.

Cenário de atrações

 

Já em um segundo cenário, o calendário voltaria ainda em outubro, mas com eventos abertos sem tanta aglomeração. A pior alternativa, diz o executivo, dá conta de uma retomada dos eventos só em 2021. “Já estamos trabalhando com questões como a avaliação de compra de equipamentos como scanners, além de luvas e tudo que poderá ser exigido no começo”, revelou. Apesar de trabalhar com diferentes cenários, ele diz que acredita que a partir de outubro será viável a realização de eventos em locais abertos ou espaçosos, mas alertou que, mesmo que isso aconteça, muitos deles sofrerão com a venda de ingressos. “Além da preocupação, de um medo que certamente irá existir, haverá a queda de renda da população. E medidas de restrição de público que possivelmente serão adotadas”, disse.

 

Duda Magalhães, presidente da Dream Factory e também fundador do movimento Apresenta Rio, acredita que, com a instabilidade do cenário atual e sem uma perspectiva concreta do que virá à frente, é preciso literalmente pegar uma folha em branco e redesenhar o futuro de cada um, de cada empresa. “Este cenário impacta a vida de todo mundo. Vejo nossa atividade como se estivéssemos dirigindo em uma serra com muita neblina e o máximo que enxergo são os próximos 100 metros”, comparou.

 

Por outro lado, ele acredita que de médio para um longo prazo, ou seja, a partir de 2022, o setor sairá forte. “O ingrediente base da nossa atividade é o encontro e esta é uma necessidade humana que é absolutamente insaciável e é o core do nosso negócio”, falou.  A Dream Factory atua em duas grandes áreas: uma de eventos proprietários, como a Maratona do Rio e o Festival de Montreux, além da Árvore da Natal da Lagoa, e outra voltada para serviços, marcas e entidades. “Na área de serviços tivemos vários projetos adiados, para o segundo semestre ou para o ano que vem, isso causa impacto em todo negócio”, disse. Por enquanto, a Dream Factory terá no segundo semestre, em outubro, a Maratona do Rio e o Festival de Montreux. 

 

Expectativas

 

A executiva a GL events aproveitou o debate promovido pela Apresenta Rio para um alerta. Para ela, o segmento é muito pulverizado e precisa se unir em suas diversas forças, reunindo as variadas entidades para conquistar maior destaque e alcançar alternativas que auxiliem no seu crescimento como ecossistema. Fundada em 2018, a Apresenta Rio é uma associação dos promotores de eventos do setor de entretenimento e afins do Rio de Janeiro. Ela foi criada com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios da indústria, reunindo representantes do segmento para formatar ações e buscar soluções para temas prioritários e interesses na área de organização de eventos de esporte, cultura e outras finalidades. 

 

  

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Open chat
Olá! Em que posso ajudar?