Mice Online – Especialistas em Eventos

EnglishPortugueseSpanish

BLOG

Qual o potencial turístico da sua cidade?

Considerado o nº 1 no quesito recursos naturais, marcado por belas paisagens e famoso por sua diversidade cultural, o Brasil é um dos países com o mercado de turismo mais significativo, sendo um dos destinos preferido dos turistas nacionais e internacionais. Apesar disso, de acordo com o Plano Nacional do Turismo (PNT), o setor ainda não alcançou toda a sua potencialidade nacional. Além disso, segundo uma estatística realizada pela Geofusion, 82% dos municípios brasileiros têm baixo potencial turístico. Outra informação relevante é que o impacto gerado pelo turismo influencia diversos setores da economia, como geração de emprego e renda e aumento do PIB. Então, eis que surge a questão: Qual o potencial turístico da sua cidade? O que fazer para receber mais turistas? Continue a leitura e saiba mais sobre o perfil turístico no Brasil.

Os números do turismo no Brasil

Com o intuito de conhecer o perfil turístico dos municípios brasileiros, a Geofusion, empresa especializada em Inteligência Geográfica de Mercado, produziu um modelo estatístico que permite prever o fluxo turístico anual das 5.570 cidades brasileiras, com base nos dados do Ministério do Trabalho e do IBGE. E os dados são surpreendentes: apenas 975 cidades apresentam um potencial turístico significativo, sendo a maior parte destas cidades na região Sudeste (38%) e Nordeste (28%), com destaque para 10 estados.

No topo da lista está São Paulo (22%), seguido por Rio de Janeiro (11%) e Minas Gerais (10%), que juntos concentram 50% do fluxo turístico. Na sequência está a Bahia (8%), Rio Grande do Sul e Santa Catarina ambos com 6%, Paraná (5%), Pernambuco e Goiás (4%) e Ceará (3%).

Turistas X Residentes

O município que recebe o maior destaque quando o assunto é a comparação do volume de turistas x à população residente é o Rio Quente (GO), cujo número de turistas é 300 vezes maior que o de moradores, o que traz um forte impacto sobre as atividades econômicas da região, gerando mudanças significativas no cenário local.

Esse impacto do volume de turistas x residentes também é maior em municípios marcados pelo turismo de lazer, sendo o número de visitantes até 500% maior que o total de habitantes. Já os municípios caracterizados pelo turismo de negócios os turistas não ultrapassam 17% da população local.

Turismo de Lazer e Turismo de Negócios

Ao analisar as cidades voltadas ao turismo de lazer, as regiões litorâneas ficam em evidência, representando um total de 60% dos municípios. A cidade dessa categoria com o maior número de visitantes é a Praia Grande (SP) que recebe ao ano 2,4 milhões de turistas.

Embora o impacto dos visitantes nas cidades turísticas de lazer seja alto, os maiores fluxos turísticos do país estão nos municípios em que prevalece o turismo de negócios. Prova disso é que 155 milhões de pessoas passam por essas cidades anualmente, ou seja, volume duas vezes maior que as cidades destaques pelo turismo de lazer. Além disso, o turismo de negócio abrange 60% dos municípios brasileiros, com destaque para a região Sudeste que recebe 50% desse volume. O líder dessa categoria é São Paulo, com 14,5 milhões de viajantes.

Como melhorar o potencial turístico da sua cidade

Seja qual for o perfil turístico da sua cidade, de lazer ou de negócios, o fato é que se ela ainda não atingiu o todo o potencial no setor ainda dá tempo de melhorar isso. Com o curso GMM você pode alcançar o máximo do turismo para o seu município.

O GMM é um curso online sobre o turismo de negócios e suas várias áreas, como Eventos Corporativos, Programas de Incentivo, Congressos e Feiras, chamados internacionalmente do ambiente M.I.C.E.. Neste curso você terá acesso às experiências e vivências de nossos palestrantes, com exemplos e dicas para você produzir seu evento com sucesso.Clique aqui para conferir na íntegra o conteúdo programático do curso e realizar a sua inscrição. Você e a cidade não podem ficar de fora dessa.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Open chat
Olá! Em que posso ajudar?