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Hotelaria: a importância do treinamento da equipe

O setor hoteleiro vive em constante expansão graças ao crescimento do ramo de eventos e turismo. Com isso, o atendimento qualificado é indispensável para garantir a satisfação dos hóspedes. A responsabilidade é maior para os funcionários da recepção, pois são eles que têm o primeiro contato com pessoal com o hóspede. Portanto, investir no treinamento da equipe da rede hoteleira é muito importante, pois tornará a atuação mais eficiente, tanto da recepção quanto dos demais setores do hotel. Continue lendo este post e veja algumas sugestões e ferramentas para alcançar resultados melhores. Vamos lá?

Por que ter uma equipe bem treinada?

A competitividade do setor hoteleiro é grande, são inúmeras as opções para todo e qualquer gosto. No entanto, o que fará a diferença na hora da escolha de um hotel para se hospedar será, sem dúvidas, a rapidez e a eficiência nos serviços básicos oferece uma considerável relevância no mercado.

Aos fatores acima soma-se o bom desempenho de uma equipe treinada e que esteja apta a desenvolver os programas implantados ou as atualizações necessárias. A seguir, listamos algumas razões pelas quais se justificam a importância da equipe passar por constantes treinamentos:

  • Melhora a qualidade e a eficiência do atendimento ao cliente;
  • Aumenta a possibilidade de fidelização de novos usuários;
  • Promove estratégias para captação de novos hóspedes;
  • Proporciona oportunidades de crescimento profissional;
  • Torna a empresa mais valorizada pelos funcionários;
  • Ensina a utilizar novos recursos tecnológicos;
  • Cultiva e valoriza atitudes sustentáveis;
  • Fortalece a imagem da instituição;
  • Melhora a produtividade;
  • Maximiza o faturamento.

Se essas razões são suficientes para fazer você investir em um treinamento para a sua equipe, conheça a seguir algumas sugestões que podem ser úteis para essa capacitação.

Sugestões úteis para a capacitação da equipe

Para conquistar a confiança de seus hóspedes e promover a fidelização o segredo é o atendimento de qualidade, e para isso, as sugestões a seguir podem te ajudar. Confira!

  • Analise o feedback dos clientes: receber reclamações não é agradável, mas quem atua na rede de hotelaria, as reclamações podem ser transformadas em uma oportunidade de aprendizado e crescimento, pois é justamente a opinião do hóspede que irá direcionar a gestão nas melhores decisões para o hotel. Portanto, reúna seus colaboradores e analisem juntos as reclamações. Essa é uma medida simples, porém bastante eficaz na solução de problemas, que muitas vezes passam despercebidos diariamente.
  • Faça reuniões periódicas: para alcançar bons resultados faça reuniões periódicas com as equipes. Converse abertamente sobre as últimas orientações ao grupo e peça um feedback real para direcionar as próximas mudanças, caso seja necessário.
  • Ofereça treinamento em vídeo: com a correria do dia a dia e demanda de trabalho de um hotel, muitas vezes fazer um treinamento externo torna-se inviável. No entanto, já está disponível no mercado treinamentos online, o que vai diversificar as possibilidades de acesso ao treinamento e ainda aumentar as chances de adesão de mais participantes. Assim, o treinamento em vídeo pode ser uma alternativa bastante interessante para qualificar a sua equipe e torná-la mais capacitada para atender a clientela em um nível de excelência necessário para agregar valor à marca. Uma excelente sugestão é o curso da MICE Online, que é divido em 4 módulos, os quais podem ser feitos individualmente ou não. Acesse o link e confira o conteúdo programático de cada módulo.
  • Ensine sua equipe a solucionar problemas: sua equipe precisa estar preparada para apresentar soluções rápidas e viáveis, pois muitas vezes o cliente exigirá respostas rápidas e que estejam de acordo com a boa expectativa criada quando contratou os seus serviços.
  • Oriente os funcionários sobre novos recursos implantados: toda ferramenta tecnológica torna os trabalhos mais dinâmicos e ainda fortalece a empresa para enfrentar a concorrência. Portanto, ao investir em uma nova tecnologia garanta que os funcionários consigam operá-la adequadamente.

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