Mice Online – Especialistas em Eventos

EnglishPortugueseSpanish

BLOG

Evento gastronômico: como organizar

Se tem uma coisa que todo bom brasileiro gosta é de saborear a diversidade gastronômica que o nosso país oferece. E nada melhor que visitar festivais gastronômicos para usufruir de tantos sabores. Em via de regra, eventos desse tipo são sempre vantajosos, pois é bom para o consumidor, que encontra novidade, e ótimo para o pequeno e médio empresário, que pode faturar um extra. No entanto, para que um evento gastronômico tenha sucesso e seja inesquecível o planejamento correto é indispensável. Em outras palavras, é preciso estar atento tanto aos detalhes quanto as etapas separadamente. Confira neste post como o passo a passo de como organizar um evento gastronômico especial e marcante.

Toda atenção com a infraestrutura

Quando o assunto é infraestrutura o cuidado deve ser redobrado e a premissa do equilíbrio deve entrar em ação. Isso porque o espaço ideal não pode ser grade demais, o que pode dar a impressão de que não conseguiu atrair o público esperado; e tampouco pequeno demais, o que pode resultar em uma experiência pouco agradável.

Além disso, observe a estrutura básica do local para a realização do evento como, por exemplo, banheiros, cozinha, estacionamento para carga e descarga, gerador de energia, etc.

Cuidado com a data

Antes de definir a data para o seu evento gastronômico, faça uma pesquisa no calendário de eventos da cidade, pois você não quer correr o risco de o seu evento coincidir com outra grande festa da região, não é mesmo?!

Outro fator a ser considerado são as datas de feriados, principalmente os prolongados, quando a população costuma viajar e a cidade pode ficar “vazia”, o que poderá comprometer o sucesso do seu evento.

Selecione os participantes

Mais do que ter um local diferenciado, o que tornará o evento gastronômico mais atraente e convidativo são os participantes, como chefs renomados e pratos distintos. Portanto, escolha participantes que atendam à proposta do evento e aos anseios do público.

Pense na logística

Definir bem a logística é essencial para que tudo ocorra conforme o esperado. Assim, questões como horário da realização do evento, o número de expositores convidados, transporte de ingredientes e equipamentos e valor do evento devem ser consideradas pelo produtor que, além disso, precisará analisar cada variável, tendo um plano realista e efetivo. 

Divulgação

A divulgação é a alma do negócio, pois como diz o ditado “quem não é visto, não é lembrado”. Sendo assim, invista, use e abuse da divulgação. Há opções com custo zero, como a divulgação em redes sociais. Por exemplo, você pode criar um evento no Facebook, estilo Save the Date.

Outra opção é criar uma conta no Instagram com fotos que despertem a atenção dos convidados. Uma boa ideia é mostrar alguns pratos que estarão no cardápio do festival gastronômico.

Além disso, crie um site, com as informações sobre o evento, data, local e atrações. Portanto, reúna os principais dados da realização gastronômica, esclarecendo todos os detalhes e possíveis dúvidas. 

Considere as mídias tradicionais

Verifique a possibilidade de noticiar o acontecimento, por exemplo, na TV e em emissoras de rádio locais, optando por aquelas que são mais reconhecidas na região.

Cobertura em tempo real

Mostrar um pouquinho mais do evento em tempo real é ótima oportunidade de despertar o interesse do público para as próximas edições. Então, aposte nesse recurso.

Enfim, para organizar um evento gastronômico é necessário acima de tudo planejamento e jogo de cintura. E se você gostou do conteúdo e quer mais dicas para aprimorar o seu trabalho, então, assine nossa Newsletter e tenha acesso a informações exclusivas. 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Open chat
Olá! Em que posso ajudar?