Mice Online – Especialistas em Eventos

EnglishPortugueseSpanish

BLOG

Cannabis – conheça alguns dos eventos que ocorrerão na MFB 2020

De cannabis à desospitalização – conheça alguns dos eventos que ocorrerão na MFB 2020. Com programação extensa e dividida em quatro dias, Medical Fair Brasil apresenta algumas das temáticas que pautarão discussões do setor de saúde nacional.  

Em maio o Brasil sedia a maior feira do setor de saúde mundial. A Medical Fair Brasil (MFB) é a edição nacional da MEDICA, feira organizada há 49 anos pelo grupo alemão Messe Düsseldorf e que já inclui o calendário de outros 12 países. Só na cidade de Düsseldorf, na Alemanha, o evento reúne mais de 6.200 expositores e 120 mil visitantes.

No Brasil, a expectativa é de 30 mil visitantes, que poderão acompanhar mais de 150 palestras, além da visitação a 300 estandes que trarão novidades das indústrias do seguimento. A MFB 2020 ocorre de 5 a 8 de maio no Expo Center Norte, em São Paulo, potencializando a geração de negócios para a indústria de saúde local.

As inscrições são gratuitas pelo site da MFB e os participantes terão acesso a programação exclusiva que está sendo preparada. O jornalismo da Medical Fair Brasil teve acesso a alguns dos conteúdos que serão debatidos nos vários eventos que comporão a feira. Saiba quais:

 

Cannabis

Simultaneamente a MFB, o portal Sechat promoverá o maior evento do Brasil dedicado ao uso da Cannabis Medicinal. A Medical Cannabis Fair ocorrerá cinco meses após a regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que permite a comercialização em farmácias de produtos derivados da Cannabis. Serão quatro dias de congresso, divididos entre o uso medicinal e o ambiente de negócios após a regulamentação da produção e comercialização desses medicamentos.

Na parte médica do congresso, especialistas apresentarão exemplos em que o canabidiol vem sendo administrado com sucesso para o tratamento de patologias como epilepsia, autismo, dor, câncer, Alzheimer, Mal de Parkinson, ansiedade e depressão. Haverá ainda uma mesa comemorativa para celebrar os 40 anos da publicação do histórico estudo do médico, professor e pesquisador Elisado Carlini, responsável pelos primeiros estudos e prescrições da Cannabis Medicinal no Brasil.

O setor da Cannabis Medicinal deverá movimentar R$ 4,7 bi, por ano, no Brasil. A perspectiva é que mais de quatro milhões de brasileiros sejam tratados com medicamentos produzidos a partir da maconha. Os dados são referentes ao ano de 2018 levantados pela empresa New Frontier Data, especializada em gerar relatórios estatísticos sobre o setor.
Saiba mais o Medical Cannabis Fair aqui.

 

LGPD

Em agosto entra em vigor a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O assunto, que vem sendo abordado continuamente em todos os setores da economia, é pauta constante dos debates da área da saúde, que tem em suas mãos uma infinidade de dados sensíveis — que permitem a identificação dos titulares — e que precisa urgentemente se preparar para atender aos requisitos impostos pela nova legislação.

A LGPD deve afetar profundamente a relação de médicos com as informações de seus pacientes, isso porque um dos principais pontos da medida diz respeito à coleta e ao armazenamento de dados sensíveis, ou seja, que podem gerar algum tipo de discriminação ao indivíduo — justamente informações de doenças e diagnósticos que trafegam em sistemas digitais nos hospitais. A Lei será um dos temas abordados no Fórum de Impactos Regulatórios na Saúde, realizado durante a MFB.

 

Telemedicina

A telemedicina se refere à oferta de serviços ligados aos cuidados com a saúde nos casos em que a distância é fator crítico. Tais serviços são providos por profissionais da área utilizando tecnologias de informação e de comunicação para o intercâmbio de informações válidas para diagnósticos, prevenção e tratamento de doenças e a contínua educação de provedores de cuidados com a saúde, assim como para fins de pesquisa e avaliações.

Conhecido como o maior e mais relevante evento de telemedicina e saúde digital da América Latina, o Global Summit vai realizar, no dia 7 de maio, seu road show dentro da MFB. A programação, focada em conteúdo, experiências e negócios, inclui temas em telemedicina, inovação e saúde digital, como a necessidade de humanização no atendimento, de interesse para médicos, executivos, profissionais do setor e de TI, instituições, entidades de saúde, indústrias do segmento, governo, entre outros.

O objetivo deste road show é dar início às discussões serão aprofundadas no Global Summit, em junho deste ano. A proposta é ampliar os horizontes para a saúde e debater as tendências que estão transformando o mundo do setor. Saiba mais.

 

Desospitalização

Também está confirmado o Simpósio Brasileiro de Transição de Cuidados e Desospitalização. Cada vez mais a busca pelo bem-estar do paciente ganha destaque nas práticas médicas, e a desospitalização é exemplo disso. O conceito se refere à continuidade do tratamento médico em casa, ou em instituições de saúde especializadas.

A desospitalização está associada à humanização e oferece aos usuários uma recuperação mais rápida em casa buscando racionalizar a utilização dos leitos hospitalares. Observa-se atualmente uma tendência mundial para assistência domiciliar como uma estratégia que vem sendo implementada nos hospitais. Os custos com assistência em saúde são muito altos, o que torna uma realidade entre os países priorizar os leitos hospitalares para patologias agudas ou descompensadas.

 

Inovação

A ABIMO (Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios) — principal apoiadora institucional da MFB, prepara a Rodada de Inovação, evento que deve reunir indústrias e centros de pesquisa para discutir parcerias e desenvolvimento de novas tecnologias em prol da saúde, promovendo um celeiro de oportunidades para o caminho evolutivo e de inovação para o setor.

 

Estrutura

Assim como na MEDICA de Düsseldorf, a MFB terá uma arena aberta onde empresas e associações representantes do setor de saúde poderão debater temas relevantes para essa indústria. Com foco na melhor experiência do usuário, a MFB também proporcionará aos visitantes uma área de infraestrutura, um verdadeiro ambiente hospitalar que promoverá encenações de problemas hospitalares do cotidiano e palestras sobre o tema.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Open chat
Olá! Em que posso ajudar?