Mice Online – Especialistas em Eventos

EnglishPortugueseSpanish

BLOG

As principais tendências para fidelizar os clientes do setor de viagens

Ficou para trás época em que os hotéis eram apenas um local para ficar alguns dias durante as férias e as companhias aéreas só um meio de transporte. Isso porque a para romper com as características tradicionais, cada dia mais as empresas têm buscado oferecer uma gama de serviços e produtos inovadores de modo a atrair e fidelizar os seus clientes. Segundo Henrique Donnabella, General Manager da Collinson Brasil (a líder global em benefícios e fidelização), a palavra-chave é experiência. E não estamos falando sobre o tempo (tradição) no mercado do turismo, mas sim sobre proporcionar experiências mais inteligentes, personalizadas e atrativas a fim de conquistar e fidelizar clientes. Confira quais foram as principais tendências de fidelização em 2018 e o que esperar para este ano.

Conectividade

Assim como o setor da tecnologia está voltado para o setor de viagens, o de viagens também está utilizando a tecnologia como ferramenta facilitadora para experiências mais inteligentes e personalizadas. Prova disso é que para os consumidores, o maior acesso à conectividade se traduz em maior controle e personalização.

Dessa forma, a conectividade em voo tomará conta das companhias aéreas, e todo sistema de entretenimento de bordo estará à mão do próprio usuário, com o seu próprio dispositivo.

E as novidades não param por aí, e com recursos tecnológicos sofisticados já é possível encontrar um quarto de hotel com uma cama que se posiciona onde o cliente desejar, iluminação personalizada e até um armário que higieniza, seca e passa roupas.

Melhoria das ofertas premium

O ano de 2018 foi o começo do fim para os voos de primeira classe de muitas companhias aéreas. Isso porque a tendência é a “Classe customizada”, ou seja, uma experiência personalizada.

Dessa forma, espera-se que a diferença de crescimento entre viagens business e econômicas aconteça, mas somente para aqueles que estão dispostos a pagar mais por experiências mais inovadoras e melhor qualidade.

Além disso, as companhias aéreas continuarão simplificando e desmembrando seus produtos econômicos com o objetivo de melhorar sua competitividade ao passo que fornecem serviços auxiliares, como bebidas e Wi-Fi a bordo, permitindo que os clientes construam um voo sob medida, de modo a atender às suas demandas específicas e, ao mesmo tempo, manter os lucros para as companhias aéreas.

Como consequência, os benefícios e produtos premium dos clientes tornam-se destaque nos programas de fidelidade das companhias aéreas. Os clientes da categoria Diamente, da Azul Linhas Aéreas, por exemplo, tem pontuação diferenciada, quatro cortesias ao ano no Espaço Azul (que tem maior distância entre poltronas) para voos domésticos, uma cortesia de passagem para acompanhante em voos domésticos de ida e volta, acesso ao Lounge e salas VIP em voos internacionais, embarque prioritário, bagagens inclusas.

Facilidade no pagamento

A facilidade na hora do pagamento de passagens aéreas ou pacotes de viagem é um dos fatores que impulsiona as compras. Mas além das companhias aéreas, os hotéis também se beneficiam disso, pois ao oferecer serviços diferenciados como translados para o aeroporto, eventos, check-in e check-out mais rápidos, serviço de quarto por meio de aplicativos ou até serviços de babá faz com que o cliente considere o valor gasto como um investimento.

Um exemplo comum de facilidade do pagamento é associar o custo dos resgates de voos ao custo comercial de um bilhete, disponibilizando um mix de pagamento com pontos + dinheiro. Com isso, as companhias aéreas podem aumentar receita, ao mesmo tempo em que promovem um melhor engajamento para seus membros.

 

Gostou dessas tendências? Será que vão permanecer em 2019? Deixe a sua opinião nos comentários.

 

Ah, e não esqueça de assinar nosso newsletter e nos seguir nas reder sociais para ficar por dentro do mundo MICE.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Open chat
Olá! Em que posso ajudar?