Mice Online – Especialistas em Eventos

EnglishPortugueseSpanish

BLOG

10 dicas de cuidados com o carro na praia

Com praias do país entre os destinos mais procurados pelos brasileiros para viagens pós-pandemia, saiba como manter o veículo bem cuidado

São Paulo, julho, 2021 – Com o aumento da vacinação, o setor de turismo começa a sentir um reflexo positivo. Não podemos negar que após mais de um ano de quarentena oficial, a vontade de viajar – para boa parte dos brasileiros – só aumenta. Uma recém pesquisa feita pela Hibou mostrou que 47% da população tem a intenção de viajar nos próximos 12 meses, mesmo com as medidas de isolamento. Dentro desse contexto, as viagens dentro do Brasil, e principalmente no litoral, ganharam a preferência do público. Pensando em ajudar os motoristas, o Zul+, principal autotech da América Latina, separou dez dicas de cuidados para ter com o carro na praia.

“Todos que moram ou frequentam cidades litorâneas precisam reforçar alguns cuidados com o carro na praia, isso porque a maresia pode causar diversos danos aos veículos. Para começar, ela prejudica, especialmente, itens e objetos de ferro, provocando sua corrosão”, esclarece André Brunetta, CEO do Zul+.

Portanto, se você pensa em ir para praia, ou até mesmo mora em uma cidade litorânea, confira os principais cuidados com o veículo:

1. Cubra o carro com uma capa

As principais vítimas da maresia são os metais. Por conta disso, é muito importante manter as partes metálicas do veículo protegidas, mesmo que o carro esteja na garagem. A melhor forma de fazer isso é com lonas impermeáveis, fazendo com que o carro fique isolado da névoa do mar ou da água. Apesar disso, é preciso ter atenção no momento de colocar a capa para não acabar riscando o veículo. Também é preciso tirá-la de tempos em tempos para que o veículo possa dar uma “respirada”, tirando a umidade.

2. Cuidado com riscos e amassados

Mesmo mantendo seu veículo coberto, ainda é possível que ele tenha contato com essa maresia. Dessa forma, é fundamental checar as regiões metálicas. Neste momento, o motorista deve ficar atento a sinais de corrosão, principalmente no motor do carro. Até mesmo um arranhão ou um pequeno amassado podem ser um ponto futuro de corrosão. Com isso, é preciso consertá-los o mais breve possível.

3. Trate as superfícies metálicas

Passar produto de inibição de ferrugem pode ser muito útil para proteger o veículo contra a maresia. E isso deve ser feito, inclusive, nas partes internas do carro, evitando que a corrosão se espalhe. Além disso, assim que qualquer sinal de ferrugem seguir, deve ser removido com palha de aço ou lixa antes de o produto ser aplicável.

4. Lave o carro com maior frequência

Mesmo tomando todos os cuidados anteriores, o veículo ainda vai ter contato com a maresia e os ventos marítimos. Desta forma, é fundamental lavar o carro com uma maior frequência. Aos que moram em cidade de praia o ideal é que o veículo seja lavado semanalmente, já para aqueles que estão apenas viajando, façam a limpeza assim que retornarem – isso fará com que os sais minerais que se depositaram no carro não permaneçam lá por muito tempo. Algumas vezes, nos lava rápidos, são ofertadas o uso de cera automotiva após a lavagem. Ela ajuda a aumentar a proteção da pintura do carro, então é uma opção que deve ser considerada para todos que lavam o veículo, mas principalmente nas cidades litorâneas.

5. Cuidado com areia e sal

Também é preciso ficar bastante atento com a areia e o sal. Eles podem danificar muitas partes do seu veículo, principalmente o amortecedor, rompendo as coifas e comprometendo a suspensão do carro. Com isso, é fundamental fazer a manutenção da caixa de direção e dos amortecedores se você mora na praia. Caso tenha feito apenas uma viagem para o litoral, fazer essa vistoria assim que retornar também é uma boa ideia.

6. Cuidado com a bateria do veículo

Uma vítima silenciosa da maresia é a bateria e os cabos de energia. Por ficarem escondidos embaixo do capô do carro, muitos acham que esses itens estão mais protegidos. Porém, a maresia pode ajudar na oxidação desses componentes. Portanto, faça uma vistoria frequente, verificando se todos os conectores estão limpos pode ajudar. Caso não estejam, é possível fazer uma limpeza seguindo o manual do veículo ou levar o veículo a um mecânico para que ele a faça.

7. Fique atento ao interior do veículo

E não é só a parte externa que deve ter a atenção dos motoristas. O acúmulo de areia também é um problema para aqueles que usam o carro nas praias, principalmente para quem tem criança. Por isso, pode ser preciso utilizar um aspirador de pós para deixar a parte de dentro do veículo mais limpa. Quanto aos bancos, é importante investir em produtos específicos para a limpeza dos estofamentos. Neste ponto, deve-se considerar se o interior do carro é de couro ou de pano. Este último ainda sofre com a umidade que pode ser levada quando as pessoas se sentam com as roupas molhadas, e uma capa para os bancos, ou até mesmo uma toalha estendida podem ajudar.

8. Calibre os pneus semanalmente

As cidades de praias costumam ser mais quentes que o restante do país. Por conta disso, os pneus acabam se desgastando ainda mais rápido. Para diminuir este efeito, é fundamental mantê-los sempre calibrados.

9. Tenha atenção com os componentes do ar-condicionado

Também por conta do calor excessivo, o ar-condicionado é um grande aliado de quem está no litoral. Desta forma, é preciso redobrar os cuidados com ele. Com a maior utilização, o filtro acaba se deteriorando mais rapidamente, o que pede uma manutenção mais frequente nos componentes do ar-condicionado.

10. Invista em selantes

Este ponto vale principalmente para quem mora em cidades litorâneas, já que pede que seja investido um pouco mais de dinheiro. Especialistas indicam a aplicação de selantes nos veículos para evitar a maresia. Um desses processos é a vitrificação, que custa, em média, R$ 1 mil. A vitrificação cria uma película sobre a pintura do carro, protegendo contra a maresia, mas também contra a seiva de árvores e até fezes de pássaros. Além disso, há selantes específicos para as partes de borracha, plástico e vidros. Para esses pontos, é melhor escolher os que são à base de nano sílica.

Sobre o Zul+
O Zul+ é uma AutoTech focada em ser a melhor companhia para quem tem um carro. Lançado em 2017 com o objetivo de atender a demanda de zona azul na cidade de São Paulo, o aplicativo está presente também nas cidades de Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Cajazeiras, Curitiba e é líder em utilização e experiência para os motoristas. Além da função de pagamento rotativo, a plataforma oferece serviços de alerta de rodízio com geolocalização, informações de valor de mercado para compra e venda de veículos, alertas de manutenção e concessionárias próximas, seção de tributos para pagamento e parcelamento de multas, IPVA e licenciamento, tags de pedágio (que permitem viajar sem pegar filas), acionamento de seguro e pagamento de estacionamento.

 

MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA
NR-7 Comunicação

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Open chat
Olá! Em que posso ajudar?