(41) 99975.3919
(44) 3031 . 1560
contato@miceonline.com.br
 
Pleito para inclusão de cidades no Mapa do Turismo Brasileiro começa em abril

Pleito para inclusão de cidades no Mapa do Turismo Brasileiro começa em abril

14.03.2019

O Mapa do Turismo Brasileiro é um instrumento que tem por finalidade destacar os municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e ainda nortear a definição de políticas públicas para o setor. Não é a toa que ano após ano o número de regiões turísticas e municípios cadastrados cresceu exponencialmente.

De acordo com o Ministério do Turismo, o mapa é muito importante para gestão, estruturação e promoção dos destinos. Por isso, deve estar sempre atualizado, de modo a garantir que os municípios que queiram trabalhar o turismo como uma atividade econômica, tenham prioridade dentro das políticas e ações do MTur. Sendo assim, os municípios que ainda não estão no mapa poderão pleitear um lugar a partir de 1º de abril. Saiba como!

Mapa do Turismo

A partir de 1º de abril 5.570 municípios brasileiros poderão pleitear sua inclusão no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. No entanto, vale ressaltar que foram estabelecidos novos critérios e recomendações para essa próxima edição, que atualmente é composta por 3.285 municípios.

Dentre a lista de critérios obrigatórios para integrar o Mapa é necessário que o município tenha um órgão de turismo em atividade, conselho municipal em funcionamento e ainda orçamento próprio destinado ao turismo. Além disso, os prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório devem estar devidamente registrados no Cadastur, como por exemplo, meios de hospedagem; agências de viagem; parque temático; acampamento turístico; organizadoras de eventos; guia de turismo e transportadoras turísticas.

Segundo o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, com o Mapa do Turismo é possível ter uma radiografia do setor no Brasil e assim entender de maneira mais evidente as potencialidades do país. E como consequência, investir adequadamente na melhoria de infraestrutura, realização de campanhas publicitárias, dentre outras ações.

Além disso, os municípios inseridos no Mapa do Turismo contribuem e se beneficiam com a geração de emprego e renda induzidos pela atividade do setor. Assim, todos ganham: município, trabalhadores e turistas.
Confira a seguir o calendário para atualização do Mapa.

Calendário

Para que todos conheçam as novas regras, o MTur definiu as datas para que as Unidades Federativas possam dar início às atividades de mobilização e sensibilização dos gestores municipais, com a realização das oficinas regionais e estaduais para explicar as mudanças e tirar dúvidas existentes. Confira as datas abaixo:

> Fevereiro a março de 2019: Mobilização dos gestores municipais e realização das oficinas regionais e estaduais;

> 01 de abril a 30 de julho de 2019: Cadastramento e inserção dos documentos no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo, através do endereço eletrônico www.sistema.mapa.turismo.gov.br;

> 31 de julho de 2019: Encerramento do Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo;

> 01 a 15 de agosto de 2019: Coordenação-Geral de Tecnologia da Informação faz coletânea do banco de dados do Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo;

> Agosto de 2019: Publicação da Portaria que define o número de municípios e regiões turísticas que deverão compor o Mapa do Turismo Brasileiro 2019.

 

Para continuar por dentro do assunto, assine nosso newsletter e receba sempre as notícias em primeira mão.


MAIS NOTÍCIAS

Nossos Parceiros

DEV2
LPT4
DEV2
LPT4
Desenvolvido por Dev2 - Comunicação Integrada