(41) 99975.3919
(44) 3031 . 1560
contato@miceonline.com.br
ícone Instagram
 
Oferta cultural de eventos online cresce em tempos de pandemia

Oferta cultural de eventos online cresce em tempos de pandemia

23.07.2020

O setor cultural e artístico é fortemente afetado pelas restrições de circulação em todo o mundo. A saída encontrada por muitos artistas, museus e casas de espetáculos é colocar suas atrações na internet, de modo a apresentação de qualquer forma que chame a atenção das pessoas pelo meio online. 

Todos os teatros, salas de espetáculo e cinemas estão vazios, e o público está em casa. Por isso, muitos promotores estão oferecendo versões online de seus eventos, e os live-streamings estão se tornando ultra-populares.

“Quando a crise do coronavírus começou, todo mundo achava que as galerias fechariam”, comenta a galerista Tanja Wagner. “Eu logo entendi que teria de fazer algo para permanecer em contato com o mundo das artes.”

Assim ela teve a ideia de criar um programa online: todas as semanas apresenta um trabalho de vídeo de um artista selecionado na sua galeria online, e promove o trabalho nas redes sociais, como o Instagram.

 

Arte para ver e comprar online

 

Os organizadores da Art Basel Hong Kong, planejada para meados de março, foram criticados pela demora em cancelar a feira de artes em meio à epidemia de coronavírus. Mas, depois do cancelamento finalmente ocorrer, eles foram rápidos na criação de uma versão virtual do evento. O mercado asiático de artes é especialmente lucrativo e, por isso, muito importante para o setor.

A versão online apresenta 235 galerias e mais de 2 mil peças de arte que podem ser vistas e compradas sem qualquer risco de infecção. O influente marchand Larry Gagosian participa da mostra, oferecendo online artistas como Georg Baselitz.

“A ideia é boa, mas há espaço para crescer”, comenta o negociador de artes suíço Urs Meile, que tem galerias em Lucerna e Pequim. “Se feiras de arte e exibições deixarem de existir, quero, ainda assim, continuar em contato com meus clientes e lhes oferecer boas informações.”

No seu site, Meile apresenta um Online Viewing Room próprio, que proporciona uma sensação espacial mais realista e informações adicionais sobre a obra exposta e o artista.

A Google também lançou uma plataforma digital para artes e cultura. A exposição online, chamada Once Upon a Try, oferece formatos inovadores, criados em colaboração com 120 museus de todo o mundo, “explorando milênios de criação humana em uma única exibição”.

E desse jeito os eventos culturais tomaram uma outra forma para serem apreciados por quem gosta de espetáculos, sejam eles quais forem. Mesmo estando longe e com toda população em casa, as pessoas podem apreciar lives e eventos online e ao vivo, um novo jeito para levar um pouco mais de alegria ao povo brasileira e para o mundo todo. 

 


MAIS NOTÍCIAS

Nossos Parceiros

LPT4
DEV2
Desenvolvido por Dev2 - Comunicação Integrada