(41) 99975.3919
(44) 3031 . 1560
contato@miceonline.com.br
ícone Instagram
 
De olho nas tendências

De olho nas tendências

20.12.2018

O ano de 2018 trouxe significativo aumento no setor de turismo no Brasil. Dados da Diretoria de Estudos Econômicos e Pesquisa do Ministério do Turismo revelam que, em comparação ao primeiro semestre de 2017, a receita cambial turística foi 5,94% superior em 2018, um total de US$3,24 bilhões injetados na economia brasileira por turistas estrangeiros.

E ano de 2019 chega prometendo diversas tendências para a área, com muitas novidades. É como diz o especialista no mercado, Ricardo Aly: “O mercado de turismo precisa se reinventar a cada dia”.

Um estudo sobre “megatendências que influenciarão o futuro do turismo” que a Euromonitor International divulgou na WTM Londres 2018 revela como a indústria de turismo está se desenvolvendo dentro do atual ambiente econômico e social global, a partir de oito megatendências apresentadas. “Em um ambiente global sofrendo rápidas mudanças, a análise de megatendências é fundamental para as empresas que buscam um crescimento sustentável e querem permanecer relevantes à medida que a concorrência aumenta e novas ideias destroem setores”, Caroline Bremner, head da pesquisa de turismo na Euromonitor.

Uma das tendências para o próximo ano é o aumento de viagens com mais de um propósito. É possível, por exemplo,o turista aprender enquanto viaja. A aposta da companhia é que em 2019 haverá um aumento no desejo de aprender uma nova habilidade enquanto viajando. Dentre as viagens com propósito mais comuns, 68% dos turistas consideram fazer intercâmbios culturais – voluntariado (54%) e experiência profissional estrangeira (52%) são os outros destaques.

O uso da tecnologia em viagens será cada vez mais explorado. Para 57% dos consumidores, o rastreamento em tempo real de suas bagagens é a tecnologia mais bem recebida, ao lado de um app que reúna todo o planejamento da viagem (também 57%) – bem mais relevante que o “espetaculoso” transporte em veículos autônomos (40%). Um agente de viagens virtual em casa, com ativação por voz, brilha os olhos de 31% dos entrevistados, enquanto que 20% se interessa por realidade aumentada na familiarização de um destino novo.

A questão social também está sendo muito valorizada, e pode afetar a escolha de viagem para 49% dos entrevistados. De todos os ouvidos, 58% dizem recusar um destino em que sintam que sua presença irá ter um impacto negativo na vida dos locais. Opiniões como estas mostram que o Turismo tem absorvido o crescente interesse global por assuntos relacionados a direitos humanos, igualdade e condição de trabalho, assim também como questões de sustentabilidade. Tanto viajantes quanto fornecedores têm se preocupado em reduzir o impacto que suas presenças produzem no meio ambiente, o que se reflete na busca por experiências sustentáveis (para os turistas) e na redução do uso de plástico (para hoteleiros).

São muitas as novidades e tendências para 2019. Se você planeja fazer uma viagem diferente em 2019, vale a pena ficar de olho e saber quais são, a fim de criar experiências incríveis e inesquecíveis.


MAIS NOTÍCIAS

Nossos Parceiros

LPT4
DEV2
Desenvolvido por Dev2 - Comunicação Integrada