(41) 99975.3919
(44) 3031 . 1560
contato@miceonline.com.br
ícone Instagram
 
As mulheres como protagonistas no turismo

As mulheres como protagonistas no turismo

07.03.2019


Tanto fora quanto dentro do Brasil o turismo é um dos setores que mais gera renda e emprego, pois movimenta diversos segmentos como, por exemplo, as indústrias de aviação, hotelaria, gastronomia, entretenimento, negócios, lazer e tantos outros. Direta ou indiretamente, o turismo impacta mais de 50 setores do mercado, o que gera a roda da economia.

Mas, além disso, o mercado do turismo está repleto de oportunidades e com grande espaço para a presença feminina. E na semana do Dia Internacional da Mulher não poderíamos deixar esta data passar em branco, sem mencionar como as mulheres têm sido protagonistas deste grande setor. Confira!


Onde estão as mulheres no mercado de trabalho?


Embora o setor do turismo seja robusto, consolidado e cheio de oportunidades para empregar as mulheres e minorias, essa realidade não é encontrada na sociedade como um todo. Prova disso é que as mulheres ocupam apenas 48,5% dos postos de trabalho no mundo, de acordo com a OMT – Organização Mundial do Turismo e 43,8% no Brasil, segundo o IBGE.


E então surge a questão: Onde estão as mulheres no mercado de trabalho, visto que o universo é composto majoritariamente por esse sexo? Em outras palavras: Por que vemos tão poucas mulheres em cargos de liderança?
Ainda segundo a OMT apenas uma minoria está em posição estratégica ou de grande qualificação. Grande parte ainda ocupa cargos mais baixos e com remuneração inferior.


É hora de direcionar os holofotes para elas


Refletir sobre a importância de direcionar os holofotes para as mulheres, principalmente sobre o seu papel frente à indústria de viagens e turismo é permitir uma avaliação profunda sobre os espaços conquistados até aqui.
Em outras palavras, a busca por trabalho decente e igualdade de gênero é fundamental para uma sociedade justa e desenvolvida, e este é um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável proposto pela ONU – Organização das Nações Unidas.


O protagonismo feminino no turismo é legítimo; no entanto tão ou mais importante que reconhecer e impulsionar mulheres aos cargos de liderança encontra-se a necessidade de criar condições para que elas alcancem a equidade.


Portanto, mais que uma participação expressiva de mulheres nesse setor, o mercado do turismo abre uma possibilidade real de empoderamento, já que as insere no meio produtor, e ainda confere voz e autonomia para se colocarem perante a sociedade.


A força feminina


Toda a reflexão feita até aqui traz uma proposta: destacar positivamente a força feminina no mercado de trabalho e, principalmente, destacar o poder de transformação que a atuação da mulher gera neste setor que está cada vez mais acolhedor e otimista.


Diante disso, a Mice quer agradecer e homenagear as suas parceiras por todo desempenho e dedicação dispensados a nossa empresa. Cada uma com o seu talento, conhecimento e o preparo profissional faz da Mice Online ser destaque no setor de turismo. Por isso, nosso muito obrigado!


MAIS NOTÍCIAS

Nossos Parceiros

LPT4
DEV2
Desenvolvido por Dev2 - Comunicação Integrada